COMO CUIDAR DA UMIDADE

Sua Obra Manutenção da casa

Como cuidar da umidade

A umidade pode comprometer toda a estrutura e causar conseqüências sérias para uma edificação. Mas estes problemas podem ser evitados se a umidade for tratada com a variada opção de produtos que existem no mercado. O trabalho preventivo, que antigamente só podia ser realizado por mão-de-obra especializada, atualmente pode ser feito por qualquer pessoa, de forma rápida, inteligente e econômica.

Para dar fim à umidade causada por uma infiltração pelo alicerce – gerada pela água proveniente do solo –, deve-se abrir a fundação para poder realizar os reparos estruturais necessários. Depois disso, a primeira coisa a fazer é lavar o local com jato de alta pressão e, em seguida, utilizando pincel ou rodo, aplicar, na superfície já seca, um produto à base de asfalto.

A infiltração pelo piso também pode deixar o ambiente úmido. Neste caso, é necessário retirar o piso (taco ou cerâmica) na área afetada, aplicando em seguida um contra-piso no local – a medida ideal é de uma lata de cimento, cinco latas de areia, seis latas de pedra, 24 litros de água e meio litro de impermeabilizante à base de cimento e resinas para cada lata de cimento.

Depois disso, para reforçar a aplicação, o contra-piso ainda deve receber uma massa com dois centímetros de espessura com o mesmo impermeabilizante. A impermeabilização também poderá ser feita com um produto asfáltico aplicado a frio.

As paredes laterais e muros também costumam ser atingidas por infiltrações, causadas ou por terra encostada ou por água da chuva. No primeiro caso, uma boa solução é aplicar na parede ou muro uma mistura especial, à medida de uma lata de cimento para três latas de areia (sem cal). A parede deve ser rebocada com argamassa e impermeabilizante à base de cimento e resina até um metro acima do nível do piso.
Já a parte que ficará enterrada deverá receber pintura – de tinta betuminosa, com broxa – somente depois de estar completamente seca. Já em caso de infiltração pela parede ou muro (causada pelas chuvas), deve-se raspar o local atingido com uma escova metálica e, em seguida, aplicar revestimento de base acrílica.

Telhas, tijolos à vista, cimentados e pedras naturais também podem e devem ser protegidos contra a umidade, utilizando-se produtos à base de resina acrílica. As infiltrações pelo teto (em caixas de tijolos, blocos e até mesmo concreto) devem ser tratadas com argamassa com impermeabilizante de base de cimento e resinas. Já as trincas ou fissuras devem ser tratadas com calafetadores de base de poliuretano.

De forma geral, nunca se deve queimar a superfície atingida por infiltrações. Antes de aplicar impermeabilizantes, deve-se remover qualquer outro tipo de produto ou pintura aplicados anteriormente no local. Em caso de telhas quebradas, as mesmas devem ser substituídas. Telhas de cimento amianto podem ser calafetadas a frio com calafetador asfáltico.
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››