10 DICAS DE DECORAÇÃO

Arquitetos, designers e uma blogueira apresentam 10 dicas práticas 

para ampliar os ambientes de casa

por Daniela Pessoa 


Com o mercado imobiliário carioca em alta (o ano de 2012 fechou com um aumento de 17% no preço médio do metro quadrado, que alcançou o valor de 7427 reais), não é de se espantar que os apartamentos estejam cada vez menores. Nos últimos dez anos, a redução da metragem chegou a 29% nos imóveis de um e de quatro quartos na cidade, 17,9% no caso de dois dormitórios e 8,5% no de três quartos, segundo levantamento da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio (Ademi-RJ). Em se tratando de plantas mais enxutas, o aperto é inevitável. A pedido de VEJA RIO, a arquiteta Lorena Couto e o designer de interiores Stéfano Barino, do escritório A Designeria, as arquitetas Maria Helena Torres, Joy Garrido e a blogueira Isabela Kastrup, do blog Arrumadíssimo, dão dez dicas práticas para você ampliar os ambientes de casa e se livrar da sensação de enclausuramento. 


1 - Espelhos 

No quarto de casal foi aplicado um grande espelho na parede que divide o cômodo do closet. O reflexo dá a ilusão de ambiente maior.


Quarto projetado pela arquiteta Maria Helena Torres: truque do espelho para ampliar



2 - Móveis embutidos 


O corredor ganhou uma estante de ponta a ponta, com adega “secreta”. 



Adega embutida: projeto do escritório A Designeria


No quarto infantil, o truque usado para aumentar o espaço foi o uso de uma cama embutida no armário que só é revelada na hora de dormir.


Cama embutida: projeto da arquiteta Maria Helena Torres




3 - Branco nas paredes e rodapés 

O branco dá sensação de infinito e amplia o espaço. Pinte os rodapés da mesma cor caso o pé direito (altura do teto) seja baixo, para alongar o cômodo. Repare que as cortinas também são leves e claras, permitindo a entrada da luz pela janela. Quanto maior a luminosidade, maior a sensação de espaço. Ambientes escuros tendem a parecer menores do que realmente são.




Quarto de casal clean: projeto do escritório A Designeria


4 - Tapete de ponta a ponta 

A sala de estar recebeu um tapete em quase toda sua extensão para dar a sensação de que é mais larga. Não havia espaço para uma poltrona, mas a cadeira estreita parece ser maior com o tecido estampado, lembrando uma poltrona. 



Escritório A Designeria: recurso do tapete de ponta a ponta foi usado em apartamento em Botafogo

5 - Ambientes integrados 

Em um apartamento com sala e cozinha apertadas, o truque usado foi derrubar a parede entre os cômodos e integrá-los, criando um único ambiente maior.




Cozinha americana montada pela arquiteta Maria Helena Torres: espaço dois em um


6 - Móveis transparentes ou vazados 

Cadeiras de jantar transparentes (ao fundo) não pesam visualmente nesta sala apertada, passando quase despercebidas e dando a sensação de espaço livre.



Móveis transparentes: dica da arquiteta Maria Helena Torres

7 - Listras


Para alargar o ambiente, aposte em listras horizontais na parede. Se o teto for baixo, use listras na vertical, que alongam. 



Listras nas paredes: dica de Isabela Kastrup, do blog Arrumadíssimo

8 - Móveis suspensos 

Peças suspensas desafogam o ambiente. Opte por formas mais retas, uma vez que possibilitam encaixes.


Projeto do escritório A Designeria: móvel suspenso para não pesar no visual da sala


9 - Portas de correr 

Ocupam menos espaço e permitem maior integração entre os ambientes. Na foto abaixo, a sala invadiu a varanda. Mas este tipo de artifício também pode ser usado no banheiro de uma suíte apertada ou no lavabo que fica em um corredor estreito, por exemplo.



Projeto da arquiteta Joy Garrido: cores claras, espelho e espelhos e sala unida à varanda através das portas de correr originais

10 - Parede de vidro


Nesta cozinha, a parede de vidro separa de forma contínua o cômodo da área, sem diminuir o comprimento do espaço.

Parede de vidro: sensação de maior amplitude
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››