O ESTÍMULO DA COMUNICAÇÃO AO MERCADO IMOBILIÁRIO


Em qualquer segmento comercial, a lei de oferta e procura é soberana. É ela quem determina as movimentações de cada mercado, as variações de valores, a permanência de seus agentes, a localização onde cada setor terá os melhores e piores resultados. No entanto, há diversos outros fatores que contribuem para o avanço ou não do setor e, sem sombra de dúvidas, a comunicação está entre eles. 


Prova disso é o espaço e a importância que ganharam – e de forma tão rápida – os canais para busca de imóveis, sejam residenciais ou comerciais, tanto para compra como locação. Mais ainda com a agilidade e a facilidade proporcionadas pela internet. Os portais específicos do setor imobiliário trazem cada vez mais informações ao consumidor, desde imagens e dados básicos sobre cada opção até pesquisas personalizadas com aviso ao internauta cadastrado sempre que surge uma oferta correspondente ao perfil de sua demanda. 



A missão de encontrar o imóvel perfeito torna-se ainda mais simples com a interligação entre as fontes de informação, pois multiplica as possibilidades. O portal VivaReal.com.br, por exemplo, mantém parcerias com diversos empresas e entidades relacionadas ao setor imobiliário para apresentar ao consumidor o máximo de informações. Além disso, disponibiliza avançadas ferramentas de busca que favorecem tanto quem procura quanto quem anuncia o imóvel.  



O impacto dos avanços tecnológicos no comportamento dos consumidores deve ser observado bem de perto quando se fala em comunicação, tanto no campo editorial como da publicidade. Para se ter ideia, de janeiro a setembro deste ano, o número de smartphones comercializados no Brasil chegou a 11,2 milhões de aparelhos, volume 74% superior ao que foi vendido em igual período de 2011. Os dados são da análise de mercado da IDC Brasil, que também revela grande crescimento nas vendas de tablets: foram quase 2 milhões de unidades nos nove primeiros meses de 2012. No mesmo período do ano passado, a comercialização desses aparelhos chegou a 692 mil, ou seja, houve evolução de 188%. Na busca de imóveis no Rio de Janeiro, por exemplo, 5% dos acessos são por meio das plataformas móveis. Dessa porcentagem, 55,8% representam o Ipad e 16% o Iphone.  



Os veículos de comunicação tradicionais, impressos ou eletrônicos, têm um grande e permanente desafio que é continuar atrativos frente ao avanço da mídia digital. Novamente, entra em campo a criatividade. Em muitos casos, até mesmo a associação com os canais tecnológicos. Na verdade, uma boa estratégia de campanha publicitária passa pela composição de uma rede de canais de acesso ao consumidor. Não há solução única, é preciso aproveitar da melhor maneira possível todas as possibilidades de divulgação, de acordo com o que os recursos financeiros permitem. Por mais que avance a tecnologia, o milenar bom senso continua sempre atual. 
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