NO PERÍODO DA CHUVA - TOME ALGUNS CUIDADOS

Devemos tomar alguns cuidados para evitar acidentes nos períodos de chuvas. Aliás, no dia a dia, não devemos jogar lixo ou entulho nas ruas e esgoto, pois nos períodos de chuva, esses objetos obstruem a passagem da água, causando alagamentos.

As pessoas devem se deslocar para um lugar seguro, caso o nível da água estiver subindo.

Os pais ou responsáveis não devem deixar as crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite, leptospirose, entre outras.

Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

Ao beber água, tome cuidado, certifique-se antes que a água não foi contaminada pela inundação, pois se contaminada, poderá causar sérios riscos à saúde.

Os alimentos atingidos pela água estão contaminados, assim, não os utilizem para o consumo.

Durante as tempestades sempre há raios, evite sair, fique em casa. Não retire nem coloque roupa em varais de arame durante a tempestade.

Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e em estruturas metálicas, pois esses materiais atraem os raios.

Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos.


Caso esteja viajando, permaneça no veículo, pois os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.

Mantenha-se longe de árvores, procure refúgio no interior de edifícios. Não permaneça dentro d’água durante as tempestades. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

Se estiver em casa, permaneça longe das portas e janelas. Não utilize aparelhos eletrodomésticos durante as tempestades, mantenha-os desligados das tomadas e desconecte a antena externa do televisor, evitando prejuízos.

Os raios podem alcançar a linha telefônica, somente o utilize em casos de emergência.

Evite se juntar em grupo em caso de tempestades, pois a corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem. Afasta-se de objetos metálicos, principalmente de armações de tendas e barracas ou cercas de arame, uma vez que se trata de bons condutores de energia.

Tomando esses cuidados, evitamos acidentes, que podem ser fatais.
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››