COM INFLAÇÃO EM ALTA, INQUILINOS DEVEM NEGOCIAR REAJUSTE DE ALUGUEL

Procurar o proprietário do imóvel é a saída para que não sejam aplicados integralmente os 15% do IGP-M na correção anual.

31/07/08 - A inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) vem assustando os inquilinos. O índice é o mais utilizado para reajustes em contratos de aluguel e, em 12 meses, acumula elevação de 15,12%.

Para que o repasse do índice não seja feito de forma integral e desequilibre o orçamento do locatário, a melhor saída é negociar com o proprietário. Para isso, o inquilino deve enviar uma carta com sua proposta diretamente ao proprietário ou para a imobiliária responsável pela administração do imóvel.

Ter um bom histórico de pagamento e cuidar bem do imóvel são argumentos que devem ajudar na hora de solicitar um reajuste mais ameno. Realizar uma pesquisa de mercado acerca dos valores cobrados por imóveis semelhantes na região também pode ajudar na negociação.

Caso o inquilino não obtenha êxito na negociação e considere que o reajuste não condiz com a realidade do mercado, restam duas saídas: mudar para um imóvel mais barato ou procurar a justiça e mover uma ação de revisão de aluguel.

Como a valorização ou desvalorização da área afeta o valor do aluguel, a justiça permite que, após três anos de contrato, o interessado (locatário ou locador) tenha a oportunidade de pleitear o reajuste (para mais ou para menos) desse valor (Lei Federal 8.245/91).

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››