VENDA DE CONSÓRCIO

As vendas de novas cotas de consórcios no Brasil atingiram 1,55 milhão de unidades entre janeiro e setembro, 6,2% acima do mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Em setembro, os participantes do sistema somaram 3,95 milhões de pessoas, mostrando crescimento de 5,9% em relação a um ano antes. Na mesma base de comparação, as contemplações aumentaram 4,3%, para 731,9 mil. O sistema de consórcios registra um volume de negócios de R$ 45 bilhões no acumulado do ano, gerando mais de 50 mil empregos.


No setor de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas), a venda de novas cotas aumentou 23,3% no acumulado do ano, somando 400 mil unidades, enquanto o número de participantes cresceu 14,1% em setembro ante igual período do ano anterior, para 1,06 milhão. As contemplações, por sua vez, cresceram 9,9% no acumulado dos primeiros nove meses do ano, para 160,5 mil, e o valor médio das novas cotas subiu 25%, para R$ 40 mil.
Na avaliação de Paulo Roberto presidente executivo da entidade, o atual desempenho é reflexo da consciência do brasileiro em utilizar os consórcios como forma de planejamento financeiro e de poupança programada. Os indicadores levam a crer que até o final deste ano e, já projetando 2011, o Sistema de Consórcios deverá superar os 4 milhões de participantes ativos, considerando todos os tipos de produtos como veículos, imóveis, eletroeletrônicos e serviços.
Segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Índice de Expectativas das Famílias apresentou uma dívida média das famílias brasileiras 22% menor entre agosto e outubro deste ano. Em nota, a Abac observa que fatores como o aumento de disponibilidades das classes C e D, provocam a vontade de consumir tornando-se forte impulsora para a produção de veículos e de aceleração na indústria da construção civil. A Abac lembra ainda que pesquisa recente do Ibope revelou que quase 30% dos brasileiros da classe C pretendem comprar um carro, novo ou usado, no início do próximo ano. Ainda de acordo com aquele instituto, a aquisição da casa própria está nos planos de 19% da nova classe média do País.

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››