O mercado de imóveis residenciais
pode não estar tão aquecido quanto em anos anteriores, mas na internet o
movimento não para de crescer. Enquanto a previsão é de que as vendas de
imóveis em geral vão cair 11% - para 32 mil unidades, segundo o Secovi-SP (Sindicato
da Habitação) -, a audiência dos sites imobiliários aumentou 18% em outubro,
para 4,9 milhões de usuários únicos, acima da audiência total da internet,
que avançou 16%, para 50,6 milhões de visitantes únicos, segundo a
consultoria ComScore.
No portal Zap Imóveis, líder de
audiência em outubro no ranking da ComScore, o número de visitantes chegou a
750 mil usuários únicos, 2% acima do mesmo mês de 2010. Em 12 meses até
setembro, o aumento foi de 30%, com um total de 3,2 milhões de visitantes,
diz Eduardo Schaeffer, presidente do Zap Imóveis. A oferta de imóveis também
cresceu. A expansão no acumulado do ano foi de 31%, para 255,3 mil unidades.
Isso torna o Zap Imóveis o portal com maior número de anúncios pagos, ao
contrário do que o Valor publicou em reportagem no dia 18 de novembro.
Em parte, o sucesso dos sites de
imóveis é reflexo de um fenômeno comum ao mercado de consumo em geral - a
melhoria da renda de parte significativa dos brasileiros. "A audiência
cresceu com a entrada de uma parcela das classes C e D que não usava a
internet", afirma Schaeffer.
O Zap Imóveis detém 25,96% do mercado
brasileiro de classificados imobiliários on-line em audiência, o que o coloca
na primeira posição, segundo dados da HitWise (SerasaExperian) referentes a
outubro. Em um ano, o portal cresceu 4,45 pontos percentuais em participação.
De acordo com o levantamento, o site Imovelweb aparece em segundo lugar, com
10,57% de participação no total de visitas. Em seguida estão o site Trovit
Brasil - imóveis, com 8,77% de participação, e o portal VivaReal, com 5,4% de
participação. Esses três sites não tinham representatividade em outubro de
2010, segundo informou a SerasaExperian. A competição tende a se acirrar.
Atraídos pelo crescimento do mercado, novos competidores começam a explorar o
serviço.
A Imobox foi criada este ano pelo
Apontador, que já tem outros negócios de internet. O site funciona como um
agregador: reúne, em um só lugar, anúncios de imóveis publicados em sites de
imobiliárias, corretoras, construtoras e incorporadoras. Segundo a empresa, a
oferta é de 349 mil imóveis. O site recebe em média 323 mil visitantes únicos
por mês, o que torna a empresa a quarta colocada em audiência no ranking da
ComScore.
O movimento no segmento não passou despercebido pelos investidores. Nesta semana, a Imobox recebeu um aporte de capital da gestora de fundos Astella Investimentos, que assumiu uma participação minoritária na companhia. O valor da operação não é revelado. "A Imobox apresentou serviços mais interessantes na avaliação do fundo, mas há outras oportunidades nesse setor em análise", diz Martino Bagini, sócio da Astella. O Imobox tem receita projetada para este ano de R$ 250 mil.
No levantamento da ComScore, à frente
da Imobox estão a Webcasas, que apresentou 544 mil usuários únicos em
outubro, e a Imovelweb, com 493 mil usuários únicos. As empresas não
retornaram os pedidos de entrevista. O site VivaReal, fundado em 2010, ocupou
a quinta posição no ranking da ComScore, com 291 mil visitantes únicos. Brian
Requarth, executivo-chefe do VivaReal, diz que a empresa chegou a ter 260 mil
imóveis cadastrados, mas esse número foi reduzido para 212 mil.
É difícil medir o mercado de imóveis
on-line por número de ofertas porque os métodos de cálculo variam entre elas.
No Zap Imóveis, diz Schaeffer, os mais de 255 mil imóveis anunciados
representam ofertas pagas publicadas no portal. "É diferente dos
classificados gratuitos ou dos agregadores que muitas vezes têm um volume
maior de ofertas, mas com grande volume de repetições em função dos sites
concorrentes que possuem os mesmos anúncios".
A internet também tornou-se uma
extensão significativa dos negócios para as empresas tradicionais do setor -
imobiliárias, construtoras e incorporadoras. Nesse grupo, a empresa que
apresentou maior audiência em outubro foi a Rossi, com 231 mil usuários
únicos, segundo a ComScore. Cintia Valente, gerente de marketing da Rossi,
diz que a audiência cresceu 20% neste ano. "A internet tornou-se uma
ótima ferramenta para começar um relacionamento, que muitas vezes acaba na
venda do imóvel", afirma. De acordo com a executiva, 70% das pessoas que
compram imóveis na Rossi visitaram o site. No terceiro trimestre, a companhia
apresentava 4,9 mil imóveis lançados, totalizando R$ 1 bilhão em volume geral
de vendas.
Na imobiliária Lopes, com 224 mil
usuários únicos em outubro, 20% dos lançamentos feitos em São Paulo neste ano
foram vendidos por corretores on-line, totalizando R$ 1,5 bilhão. "Nos
outros Estados, o percentual é semelhante", diz Roberto Nascimento, diretor
de marketing da Lopes. O site também é usado para avaliação de imóveis. Do
total de consumidores que compraram na Lopes, 90% fizeram pesquisas no site.
A incorporadora Tenda, pertencente à Gafisa, também reforçou a área de atendimento on-line, diz Leandro Lozada, coordenador de marketing da Tenda. O resultado foi um aumento de 30% na audiência, para 194 mil usuários únicos em outubro. O site tem 150 imóveis à venda. |
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