ESTUDANTES INFLACIONAM MERCADO


Campinas - A vocação de Campinas como uma região do conhecimento cercada por uma série de grandes universidades, sendo 16 no total, atrai muitos estudantes de diversas partes do Brasil e do Estado de São Paulo.
Isso se deve principalmente ao foco no ingresso de cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) provocando um grande fluxo de novos alunos aprovados nos vestibulares das instituições.
Concentração


Campinas é considerada uma das maiores concentrações de universidades do Brasil e conta com aproximadamente 89 mil alunos matriculados no ensino superior.
Somado ao sonho de cursar a universidade vem outro desejo que é o de ter certa independência ao morar fora da casa dos pais.
Com isso, aumenta consideravelmente o fluxo do público estudantil no mercado imobiliário principalmente neste período de final e início de ano.
De acordo com dados da Rede Imobiliária Campinas, no período de dezembro até março, a perspectiva é de que a procura pelo aluguel de imóveis cresça até 50% só na cidade de Campinas.
Levantamento feito recentemente pelo Secovi, o sindicato da habitação, revela que de 2007 a 2011 95% das unidades lançadas foram apartamentos e desse percentual quase 62% foram de dois dormitórios confirmando uma tendência forte de procura por este tipo de imóvel.
A procura por três dormitórios também é bastante grande.
Já quando trata-se de imóveis de quatro dormitórios e de um dormitório a procura cai significativamente.
Mercado cíclico
O presidente da Rede Imobiliária Campinas, Rodrigo Coelho, disse que o mercado de aluguel de imóveis para o seguimento universitário é cíclico em função também dos vestibulares realizados no meio do ano.
Rodrigo Coelho afirma que quem vem estudar em Campinas geralmente tem um poder aquisitivo maior e com foco neste seguimento de público, novos empreendimentos são construídos atendendo às necessidades destes universitários.
"Na região de Barão Geraldo, por exemplo, a gente tem vários prédios que são construídos já para aos universitários. Alguns deles inclusive apresentam alguns tipos de serviços, como lavanderia coletiva.
Perto da universidade
Os universitários procuram imóveis numa localização próxima das universidades, de farmácia, supermercado e que tenha transporte coletivo. A maior procura é para imóveis de 50 m² a 70 m², com um ou dois dormitórios, preferencialmente com uma vaga de garagem", diz. Rodrigo Coelho afirmou também afirmou que apenas no entorno da Unicamp o número de locações aumentam 35%.
Preço
O presidente da Rede Imobiliária Campinas disse ainda que o preço do aluguel do imóvel residencial varia de 0,6% a 0,7% do valor do imóvel e acompanha as características da região.
Regiões como o centro, Botafogo, Mansões Santo Antônio e Barão Geraldo, em função da Unicamp, estão entre as mais procuradas pelos universitários.
A média de aluguel varia de R$ 1,3 mil a R$ 2 mil incluindo nesse valor a taxa de condomínio.
Despesas
Dispondo da ajuda financeira familiar para as despesas de moradia, grande parte dos universitários busca um espaço onde seja possível dividir com outro estudante. Por isso, os apartamentos mais procurados são os de dois dormitórios e também as quitinetes.
Rodrigo Coelho explica que geralmente o contrato de locação é feito em nome do universitário e se ele não trabalha em nome dos pais como fiadores e principais pagadores.
Variação
"Isso vai variar de imobiliária para imobiliária, que vai fazer essa análise", diz o presidente da Rede Imobiliária Campinas.
"Se for o caso do estudante fazer seu curso a noite e com atividade remunerada durante o dia também se faz o contrato no nome dele que também será o responsável por fornecer a garantia necessária para a locação do imóvel como uma fiança, seguro fiança, títulos de capitalização, caução, ou seja, todas as garantias previstas em lei", explica Rodrigo Coelho.
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››