O IMPORTANTE PAPEL DO CORRETOR DE IMÓVEIS


O mercado imobiliário Mineiro, em razão de seu notável crescimento, vem chamando, já há algum tempo a atenção de toda a sociedade, ocupando, hoje, lugar de destaque nos cenários nacional e Internacional.



Por esta razão, como não poderia deixar de ser os Corretores de Imóveis, únicos profissionais legalmente habilitados para as intermediações imobiliárias, tem cada vez mais reconhecido seu importante papel frente às transações que envolvem bens imóveis, seja na realização do sonho da casa própria, seja na efetivação de grandes investimentos.

Por imposição legal, ao Corretor de Imóveis compete, valendo-se de seus conhecimentos técnicos e de sua vivencia profissional, prestar aos clientes todas as informações acerca do negócio por ele eventualmente intermediado, notadamente no que diz respeito a valores, condições e ao bem em si oferecido no mercado a terceiros.

São estes profissionais, por certo, os únicos capacitados a opinarem quanto ao valor de marcado de determinado imóvel, seja para locação ou venda, visto que conhecem a fundo o mercado imobiliário onde atuam, estando sempre atentos a todos os fatores de valorização ou depreciação de cada bem, individualmente. Hoje, por atuação do Sistema COFECI-CRECI e em razão da respeitabilidade alcançada pela classe, os Corretores de Imóveis tem atuado, inclusive e cada vez mais, nas avaliações judiciais de imóveis.

Igualmente, tem-se que estes profissionais conhecem, em todos os seus aspectos, as exigências cartorárias e o funcionamento das instituições financeiras diante de negócios imobiliários, o que evita a celebração de contratos inexequíveis.

De maneira idêntica, vivenciando o dia a dia do mercado somente os Corretores de Imóveis detém informações sobre potenciais investidores e sobre o público alvo para cada imóvel ofertado, o que tornam mais céleres e eficazes as transações imobiliárias pretendidas.

Além do mais, estes respeitados e zelosos profissionais, ao receberem as chaves de algum imóvel, cuidam do mesmo com atenção redobrada, evitando-se invasões com finalidades diversas (furtos, ocupações não consentidas, dentre outras) ou a proliferação, em alguns casos, de doenças como a Dengue.

Todos estes fatores, aliados, demonstram que os Corretores de imóveis desempenham papel de grande relevância frente à sociedade, evitando-se que seus imóveis sejam transacionados a preços vis ou que sejam oferecidos em desacordo com as legislações respectivas, o que denota, inclusive a investidores estrangeiros que se interessam pelo Brasil, segurança e transparência.

Vale lembrar, por derradeiro, que o exercício ilegal da profissão de Corretor de Imóveis por pessoas não inscritas no CRECI-MG, bem como a facilitação do ilícito, seja acobertando a atividade ilegal, ou, ainda, contratando com os infratores, constituem contravenção penal, e todos os casos conhecidos são imediatamente comunicados pelo Regional Mineiro ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››