É UM BOM MOMENTO PARA COMPRAR IMÓVEIS?

Um dos principais receios para se investir em imóveis está em relação a uma possível crise no mercado como um todo, principalmente se isso ocasionar desvalorização na propriedade adquirida. Assim surge a dúvida: devo ou não comprar um imóvel?
Antes de tudo, obviamente que o interessado deve verificar suas condições financeiras e fazer alguns questionamentos: “Tenho alguma reserva para dar um sinal ou valor suficiente para pagar o imóvel à vista? Se for fazer um financiamento imobiliário as prestações irão me privar de algumas realizações por longo prazo? Qual o objetivo da compra de um imóvel nesse momento? Várias indagações podem surgir.
Vamos supor que a analise de riscos foi prevista e você se sente pronto para fazer investimento em imóveis. Mas o maior problema é: e a crise?
É importante salientar que, de tempos em tempos, teremos a preocupação se haverá ou não uma crise, seja interna ou externa. Porém, imóvel é algo palpável, físico, e nos traz certa sensação de segurança. Mas o que seria essa tal crise? O imóvel passar a valer a metade do que você pagou? Realmente isso não soa bem aos nossos ouvidos.
Não creio que isso possa ocorrer. Porém, de forma a prever essa desastrosa hipótese, devemos nos perguntar: por quanto tempo durará essa crise, 5, 10 anos?

Faço uma pergunta a você: Você faria um investimento em que, num prazo de 5 anos, o bem adquirido estaria valendo a metade do que você pagou? Prontamente você pode responder: claro que não! No entanto, muitos de nós fazemos esse tipo de investimento e na maioria das vezes o prejuízo é ainda maior quando o bem é financiado. Não se assuste, mas é a realidade de quem compra um veículo automotor. Ao comprar um carro novo que custa uns R$50 mil, após 5 anos, esse bem estará valendo aproximadamente R$25 mil.
Qual o motivo de eu fazer esse comparativo? Se pararmos para pensar, perceberemos que uma crise nesse nível em nosso país traria prejuízo generalizado. Falta de emprego, instabilidade econômica com juros elevadíssimos, atraso nos pagamentos de salários dos funcionários públicos, inflação que nos faria estocar mantimentos em casa. Já passamos por isso.
Aos que moram de aluguel, esses não teriam um investimento tão seguro e o valor pago mensalmente não retornaria. E, se poupassem alguma coisa, nessa mesma crise iriam utilizar o capital para cobrir necessidades eventuais, principalmente com alto reajuste na atualização do valor do aluguel.
Como Corretor de Imóveis aconselho: não tenha medo de comprar imóveis, pois apesar de não possuirmos bola de cristal para prever o futuro, temos que viver, concretizar nossos desejos com pé no chão e preparados para qualquer eventualidade. Mas tenha cuidado com as especulações para não comprar um imóvel acima do preço de mercado. Procure um profissional, consulte um ou mais especialistas até cercar-se de informações confiáveis.
Com crise ou sem crise sempre haverá alguém precisando de uma casa para morar, seja própria ou alugada. A decisão é sua.
Boa sorte e bons negócios!
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››