ÁREA É MAIOR QUE O TAQUARAL

“São 4,6 milhões de metros quadrados. Uma área quatro vezes o tamanho do Parque Taquaral, com a maior lagoa urbana”, aponta Manuel Rosa Bueno. De acordo com ele, um parque público com condições de atender a população da região, em opções culturais, esportivas, de lazer. As possibilidades, conforme destaca, são inúmeras.

A fazenda Rio das Pedras deu origem a bairros de Barão Geraldo, como a Cidade Universitária e condomínios. O campus da Unicamp e o Hospital das Clínicas, bem como o Centro Médico de Campinas, ocupam áreas que pertenciam à fazenda e foram doadas para esse fins. “A fazenda é o coração da história de Barão Geraldo e pode ser a alma de Campinas”, comenta Bueno.



No próximo dia 17 de junho, às 10h, acontece um passeio ciclístico pró-parque, com saída da Praça do Coco.

TOMBAMENTO

Parte da área da fazenda Rio das Pedras está protegida pelo interesse histórico e importância ambiental que representa. Conforme dados divulgados no site do Condepacc, a área de brejo e maciço arbóreo também estão tombados, para preservar nascentes e afluentes do Ribeirão das Pedras.

As matas e lagoas são consideradas bens fundamentais na conservação da biodiversidade e dos mananciais hídricos que abastecem Campinas e região, conforme o Condepacc. O conjunto arquitetônico preservado envolve a Casa Grande, a Casa das Máquinas e Casa dos Colonos. O futuro parque poderá se integrar a esse conjunto.
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››