COMO DIVULGAR SEU SITE FORA DA INTERNET


Como fazer para divulgá-lo fora da rede, a um custo baixo ou sem gastar nada, e com um bom retorno é claro.
Para começar você deve incluir o endereço do site e um e-mail para contato em todo o material promocional já existente. Se sua empresa já anuncia em meios tradicionais como jornais e revistas, então você terá mais um meio para divulgar o seu site. O mesmo é válido para materiais promocionais, como canetas, adesivos, etc.


Mas, se você está pensando seriamente em anunciar em mídia tradicional, como jornais, revistas e TV, pense duas vezes. O custo é alto e você pode não ter o retorno esperado. A pergunta que você deve sempre se fazer antes de desembolsar qualquer quantia que for para divulgar o seu negócio (seja ele na Internet ou não): gastando x, quantos novos clientes eu conseguirei? A resposta será o retorno de investimento (também conhecido como ROI).


Se no caso "clientes" significar "visitantes" e o seu site conter puramente informações (isto é, você não trabalhar com vendas), então esse custo terá de ser o mais baixo possível, senão você irá à falência. Pense o que significaria para você desembolsar R$ 5.000 em um anúncio em uma revista especializada e você ter somente 500 novos visitantes em seu site. Cada novo visitante custará a você R$ 10,00, Porem há métodos que podem trazer muito mais visitantes do que isso a um custo zero.

Na maioria das vezes você verá que não vale a pena investir em anúncios em mídia tradicional para o seu site. Então, porque há diversos sites gastando fortunas em divulgação? Primeiro, porque provavelmente eles têm dinheiro para isso, coisa que nós meros mortais não temos de sobra. Segundo: a exposição da marca em mídia tradicional a valoriza. E, terceiro, e essa é a grande verdade, na maioria das vezes esses sites estão gastando dinheiro à toa.

Pense conosco: o que adianta colocar um bando de outdoors divulgando o seu site em uma avenida movimentada? Apenas 40% da população brasileira tem acesso à Internet! Isso significa que apenas 40% das pessoas que passarem por esta avenida saberão do que se trata o anúncio (pois são os únicos que sabem que diabos é www e e-mail) e, mesmo assim, apenas uma pequena porção de pessoas dentro desses 40% acessarão o site. Como dissemos anteriormente, o custo para trazer um visitante usando esse método será caro demais e, portanto, ineficiente.

Por outro lado, uma forma muito eficiente de divulgação é a mídia espontânea. A mídia especializada em geral possui colunas ou seções especializadas em falar sobre as últimas notícias ou novidades do mercado. Então, você pode contratar um profissional (assessor de impressa) para redigir um press release sobre o seu negócio e divulgá-lo junto à mídia especializada. É claro que isso terá um custo, mas podemos garantir que será muito mais barato do que anunciar em uma página inteira de um jornal e com um retorno, na maioria das vezes, muito maior do que um anúncio tradicional. Isso ocorre porque, estando divulgado em uma seção ou coluna da mídia, os leitores entendem a divulgação como uma "recomendação" do veículo. 
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