Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem
estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem todos
captam, é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista
por todos, são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos que faz com
que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que
faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.
Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas
palestras, seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais
habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização,
uma empresa melhor. Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro,
para identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude
perceber quais são as necessidades das organizações, e quais são os
profissionais que estão um passo a frente dos demais.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco
dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades
fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas
palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma
empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma
"cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de
energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a fazer aquilo que ela
tem de melhor, porque ela tem consciência do que pode agregar e o que pode
fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no
que faz, eu destaco ainda outras habilidades:
1)
Integridade e coerência. Revela a capacidade que o profissional
tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se comprometam e cooperem
com ele. Para isso é preciso confiança dentro de uma organização, bem como
potencializar alguns pontos do profissional: analisar as situações em que houve
um descomprometimento com alguma tarefa; informar aos outros quando não irá
poder cumprir com uma tarefa, para não perder sua credibilidade; aplicar os
feedbacks em suas ações; reconhecer seus erros perante os demais; fazer um
planejamento, como um fluxograma, dos compromissos adquiridos que devem ser
cumpridos.
2)
Flexibilidade. É a atitude para lidar com os imprevistos e
contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação.
Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento: reduzir o tempo que se
emprega planejando uma tarefa; sempre que puder troque um trabalho que exige
minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que contenham uma
diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não existem verdades
absolutas; crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe, e observe os
vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema; marque num papel
os motivos que o levaram a determinar certa decisão, e se você os mantém ou não
quando a situação muda de rumo.
3)
Autoconfiança e autoconhecimento. Essas habilidades são
importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o
espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para isso saia da sua
zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode
chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre
determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não
delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento
tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem, ou procure um especialista
no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.
4)
Intuição. Deixar guiar-se pela sua intuição pode ajudar a
livrar-se de um problema rapidamente, quando há escassez de tempo, e ajuda a
melhorar sua capacidade de criação. Para isso é preciso aprender a pensar
intuitivamente, como um “efeito helicóptero”, que significa ver as coisas de
cima com uma certa distância; tente resolver um problema que pode até ser óbvio
para os outros, e encontre mais de uma solução; quando tiver que explicar
situações complexas, crie o hábito de simplificar as informações, identificando
o ponto-chave para aqueles que concordam com a sua argumentação.
5)
Capacidade crítica. Habilidade para analisar criticamente toda
tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou trabalho seja feito com
todos os prós e contras. Segundo os especialistas essa é uma das habilidades
mais difíceis de se desenvolver, porém há algumas maneiras de exercitá-la:
tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar decisões
baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de enxergar a realidade,
analisando separadamente cada uma das partes que condicionam a solução de um
problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir novos fatores que
você não havia percebido; crie o hábito de marcar num papel qual o motivo
lógico (racional) que o levou a chegar a determinada conclusão; discipline sua
mente para criar todas as argumentações possíveis para defender suas idéias,
sem se esquecer os detalhes como datas e investimentos.
6)
Iniciativa. Serve para tornar as idéias boas em prática. É agir
com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça ajuda
para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar os
riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas
oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à
iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas
prioridades para colocá-las em prática.
7)
Compreensão. Refere-se a compreensão e domínio da cultura da
organização, otimizando o relacionamento de todos aqueles que trabalham, para
ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores. Para isso
analise sua organização internamente, averigüe seu funcionamento e saiba dos
obstáculos que possa vir a enfrentar; quando te anunciam um caminho, tente
descobrir como as outras pessoas da organização reagirão em relação a esta nova
meta.
8)
Competitividade. Ter metas claras, não deter-se em chegar ao
objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos
objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar
coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma
competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está
intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar sobre seus
objetivos e metas; sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas
de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.
9)
Visão no cliente. Descobrir os desejos ocultos do outro,
investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim,
detectar aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade:
controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos
tipos de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros
naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real
necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja
simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para
que quando eles entrarem em contato, você possa otimizar a comunicação.
10)
Compreensão interpessoal e empatia. Ter sensibilidade para
lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua
empatia. Esta é a habilidade chave, principalmente para aqueles que lidam
diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação
de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que
seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a
prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando
dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num hábito diário.
11)
Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros
seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e
eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem
essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma
boa proposta. Para pontecializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte
do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos
quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para
alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas
atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.
12)
Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os
objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável
magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles dêem o melhor de si.
Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas:
melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o
planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a
segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te
sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de
manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer
benefícios profissionais para você.
13)
Relacionamentos/Pessoas. Manter relações de longo prazo com os
colegas de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as habilidades
interpessoais importantes, como escutar os outros; trabalhar orientando-se nas
pessoas e não nas tarefas. Essas e outras atitudes pertencem a uma habilidade
muito valiosa e bem requisitada no meio corporativo pelas grandes empresas: a
capacidade de relacionamento interpessoal. Para aprimorar essa habilidade:
compartilhe com os demais seus assuntos pessoais; escolha pessoas que mais têm
afinidade contigo, e estabeleça uma relação de confiança dentro e fora do
ambiente de trabalho; trate cada um de forma personalizada; amplie sua rede de
relacionamentos, entrando em contato com pessoas novas em reuniões, por
exemplo.
14)
Coaching. A palavra coach em português significa treinador, mentor.
Quem tem a habilidade de “coaching” é aquela pessoa capaz de observar o
trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais adequados para
executar determinada tarefa; consegue abranger as necessidades pessoais de cada
um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa para que toda
equipe se desenvolva e cresça profissionalmente. Para aprimorar sua capacidade
de coach, é preciso primeiramente se espelhar em um outro coach, que te ajude a
identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se
profissionalmente, cada vez mais.
15)
Trabalho em equipe. Se sentir bem em estar colaborando com
todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e
respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto
para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas
individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade
de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas;
pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações
rotineiras são formas de você pontecializar mais essa habilidade.
16)
Visão do negócio. Para aqueles que se preocupam em estar sempre
atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e
para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências das suas
decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem
já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para pontecializar
ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual,
acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte
do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de
atuação; para prever possíveis conseqüências no futuro, passe a analisar a
realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do
presente.
17)
Autocontrole das emoções. Controlar as situações difíceis e ter
capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse.
Essas são algumas das características das pessoas que possuem essa habilidade.
Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa habilidade:
tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver
de mal-humor; aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já começa a
resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar; pare para respirar
se necessário; potencialize sua habilidade interpessoal com os demais, assim você
entenderá os pontos-de-vista dos outros, o que lhe ajudará a compreender melhor
suas reações negativas em alguns momentos.
18)
Comunicação e negociação. Aqueles que têm a capacidade para
iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos
complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em
seguida. Essas são características das pessoas que possuem a habilidade da
comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais essa
habilidade: use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te
limitam quando se comunica com os demais; para evitar mal-entendidos, use
sempre expressões como “ajude-me a...”, assim você consegue negociar e delegar
tarefas aos demais.
19)
Agilidade para tomar decisões. Não deixe que uma análise
excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa
habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados
imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões. Para
otimizar: sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma
decisão, evite agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você resolve os
problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já
saberá como resolvê-los.
20)
Aprendizado e desenvolvimento pessoal. Aqueles que estão
dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos modos de
fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento pessoal do que
com as recompensas materiais que possam vir a ter. Essas são algumas das
características que essa habilidade influi. Para otimizar ainda mais ou
desenvolver essa habilidade: tente melhorar sua autocrítica com os feedbacks,
pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com você. Se
você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver
qualquer aprendizado.
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