Deixar a casa em ordem na hora de vender deve ser uma das preocupações de quem quer fazer um bom negócio. Algumas reformas, como substituir telhas e vidros quebrados são básicas e devem ser realizadas o quanto antes para valorizar a venda. Além disso, mudanças simples e uma decoração caprichada também podem fazer diferença.
“O importante é mostrar o potencial do imóvel. Deixe a casa arrumada e elimine móveis que prejudiquem a circulação. Enfeites e itens muito personalizados afastam o interesse e dificultam o entendimento da estrutura do local”, afirma Cristina Barbara, designer de interiores.
A valorização do imóvel ainda pode ser conseguida na identificação dos pontos de destaque dos ambientes. Uma sala de estar com janelas amplas ou uma bonita varanda gourmet têm potencial para chamar a atenção dos compradores e, por isso, devem ser exploradas durante a visita. Caprichar na arrumação do ambiente também é fundamental. Itens como obras de arte, plantas e flores ressaltam a beleza do local e causam boa impressão.
“Vale a pena investir em aromatizadores que tragam frescor, nada muito forte, talvez algo como lavanda. Flores são ótimas, mas cuidado com buquês, por serem extremamente pessoais”, afirma Marília Mendes Castilho,arquiteta. “Além disso, a hora da visita deve ser um momento separado da rotina da casa. Evite deixar comida no fogo para não transmitir a ideia de que o comprador está atrapalhando.”
Tantos detalhes acabam transformando a venda do imóvel em uma verdadeira maratona e nem sempre o resultado é positivo. Para facilitar o processo, o empresário Wanderley Revert montou neste ano a Revert Realce Imobiliário – uma empresa especializada na preparação de imóveis para venda. As alterações mais comuns feitas pelos profissionais são: despersonalizar os ambientes (retirando fotos de família e outros itens pessoais), eliminar móveis que diminuam o espaço e organizar o local. O preço da consultoria varia entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, já o da decoração chega a 5% do valor final do imóvel.
“Aqui no Brasil ainda não existe uma ideia muito clara da importância de se preparar a casa antes de colocar o anúncio de venda. É preciso entender o imóvel como um produto e encantar o comprador durante a visita”, afirma Revert. “Pesquisas já mostraram o impacto dos primeiros trinta segundos na venda. Logo, se os compradores não gostarem do que virem na chegada, só se lembrarão dos pontos negativos.”
A preocupação com o aspecto final da casa assemelha-se à importância dos decorados para a compra de um imóvel. Com o objetivo de encantar o visitante, os espaços decorados assumem o papel de trazer vida aos projetos. A Marques Construtora buscou no showroom a possibilidade de vender melhor seus empreendimentos. A empresa montou no bairro Vila Andrade, zona Sul de São Paulo, um local com várias decorações juntas. “Na hora de criar os espaços, buscamos identificar o perfil dos compradores, sempre considerando limites e evitando itens pessoais. Cores fortes limitam gostos e, por isso, o ideal é escolher tons neutros”, diz Marília Mendes Castilho, arquiteta.
Tudo arrumado
Apostar somente na decoração da casa, entretanto, não é garantia de venda. O comprador sentirá mais interesse quando a estrutura do imóvel também estiver em ordem. Por isso, nada de telhas quebradas, ladrilhos soltos, rachaduras na parede ou falta de pintura. Revise ainda os sistemas hidráulico e elétrico para evitar problemas futuros. “Não entregue a casa com portas e janelas emperradas, fechaduras defeituosas, torneiras pingando ou válvulas de descarga vazando. Tudo isso atrapalha e desvaloriza o imóvel”, diz Luis Antonio Amaral, proprietário da empresa Manutenção de Sua Casa. “O custo de uma revisão geral varia entre R$ 1 mil a R$ 2 mil e deve ser pensada, no mínimo, um mês antes do início do processo de venda.”
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