SAIBA MAIS SOBRE A PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS



Amigo corretor de imóveis, você fica indignado quando uma pessoa define o seu trabalho como uma “profissão de aposentados”, ou tira sarro por você servir café e bolacha para os clientes? Segue abaixo alguns argumentos para você dizer aos indivíduos que tentam te desprestigiar.

A corretagem imobiliária foi uma das primeiras atividades com status de profissão liberal, regulamentada por lei federal no dia 27 de agosto de 1962. As profissões liberais ainda causam estranheza na população. Muitos podem negar, porém, se um trabalhador liberal é visto fazendo alguma atividade de lazer pela manhã, logo é taxado como quem não gosta de trabalhar. No entanto, essas pessoas esquecem que um corretor de imóveis tenta angariar clientes o dia inteiro, até mesmo em uma conversa informal no parque, por exemplo.



De acordo com pesquisa do COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), 78% dos profissionais atuantes exerciam outras profissões. Advogados, arquitetos, engenheiros, administradores e até médicos acabam ingressando na área, talvez por uma desilusão no primeiro trabalho e a chance de um ofício lucrativo.


Assim como em outras áreas mencionadas, para ser corretor é preciso estudar muito e ter muita dedicação. Quem deseja seguir a carreira de corretor deve ter o curso técnico em transações imobiliárias. Antes de entrar em um curso, verifique se ele está regular nas autoridades de educação (MEC). O corretor em formação vai aprender disciplinas como matemática financeira, língua portuguesa, avaliação imobiliária, noções de informática, direito e legislação e operações imobiliárias. Por fim, para tornar-se um corretor, o aluno deve registrar em um conselho regional, que credencia e fiscaliza a atividade. Vale ressaltar que existem “profissões de respeito”, sem o mínimo de fiscalização.

Os corretores estão cada vez mais capacitados, prova disso é o aumento das responsabilidades sobre as transações. Hoje, o profissional é responsável por todos os aspectos que envolvem uma negociação imobiliária, desde o econômico - como os detalhes do financiamento - até o urbano, referente a futuras intervenções no local do imóvel.

Sobre os ganhos, quase nenhuma imobiliária paga salário fixo, o trabalho é liberal e autônomo. O corretor sempre está no risco de terminar o mês zerado, porém, as imobiliárias oferecem (ou deveriam oferecer) boas condições para que os profissionais não fiquem nessa situação. Com o mercado imobiliário em alta, grande parte dos corretores consegue tirar um salário acima da média no Brasil.






Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››