COMO PROCURAR IMÓVEL NA ERA ECOLÓGICA


Atitude ecológica mesmo seria cada um construir sua casa com as próprias mãos, mas a maioria das pessoas ainda precisa ou prefere comprá-la pronta. Nessa hora, o cidadão consciente se depara com a realidade de que praticamente não existem casas ecológicas a venda. O máximo que o futuro morador vai encontrar são casas com potencial para se tornarem ecológicas. Duvido que corretores de imóveis se defrontem com perguntas como as listadas abaixo, mas talvez você caro leitor possa ser o primeiro a faze-las na hora de comprar ou alugar imóvel.


  • Tem espaço para enterrar uma cisterna de água de chuva? Se a casa não tem coleta de água pluvial, pelo menos que ofereça condição para instalar um sistema de captação.
  • Tem área de infiltração? Em relação à metragem total do terreno a área de infiltração de água de chuva é significativa? Se o imóvel não tem essa área seria possível gerá-la trocando calçadas e acessos por pavimento permeável?
  • Dá para instalar equipamento para captação de energia solar? Seja para aquecimento de água ou geração de energia elétrica o imóvel deve oferecer facilidade para a instalação de equipamentos. Isso exige espaço na cobertura para painéis, reservatórios, baterias, etc.
  • A iluminação e ventilação naturais são excelentes? Na casa ecológica não se gasta dinheiro com iluminação artificial durante o dia ou com ventilação artificial, pois o projeto favorável já atende essas necessidades.
  • A vizinhança é bem servida de ciclovias? Para passear, fazer compras ou ir ao trabalho ciclovias são bem-vindas.
  • Tem espaço para plantar uma horta? O cidadão ecológico planta uma parte do que come e para isso precisa de um pedaço de chão.
  • A rede elétrica é 220V? É mais econômica porque a circulação de corrente elétrica é menor.
  • Dá para encontrar os serviços básicos em um raio de 1 km? Quem é ecológico prefere fazer tudo a pé
Quando for procurar um imóvel, tente responder as perguntas acima. Se lembrar de outras perguntas ecológicas comente esse post para ampliarmos a lista. Será que você encontraria um imóvel que atendesse ao questionário? 
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››