Seu produto é bom, mas seu preço estoura nosso orçamento em 60%." ."Ofereça um bom desconto à nossa divisão, e as portas da empresa estarão abertas a você." Ouvir frases como essas de um cliente que não se deseja perder coloca o vendedor num dilema: um mau acordo pode implicar um longo tempo de negociações até reequilibrar a conta a seu favor. Vejamos um roteiro de seis passos para uma negociação ganha-ganha - isto é, de satisfação para os dois lados - com clientes valiosos.
1. Estabeleça sua meta e as variáveis envolvidas.. Quanto mais variáveis a negociação comporta (preços, prazos de pagamento, promoções conjuntas de marketing e merchandising), mais opções se oferecem e se reduz proporcionalmente o risco de impasse.
2. Convide o cliente à construção de um acordo em conjunto.. .Assegure a receptividade dele convidando-o a participar da "construção" da proposta. Exemplo de abordagem infeliz (agressiva): "Garanta-nos seu mercado da zona norte e leste e nós lhe oferecemos um preço 20% abaixo do mercado". Exemplo de abordagem feliz : "Ocorrem-me agora as vantagens de distribuição de sua praça nas zonas norte e leste. Por exemplo: quanto maior a fatia dessa região o senhor nos abrisse, maiores descontos poderíamos oferecer, talvez mais de 20%, dada a redução de custos. Que tal pensarmos juntos nisso?"
3. Ouça pacificamente quando o cliente partir para o ataque.. Deixá-lo falar à vontade, ao invés de rebater desgastantemente sua argumentação, encerra múltiplas vantagens: você estará coletando informações novas, que abrem outras alternativas; enquanto ouve, você não faz concessões; sua atitude de atenção dissipa o clima de animosidade.
4. Deixe as questões espinhosas para o fim.. Enfatize os pontos de consenso, lance à mesa primeiro os aspectos sobre os quais sabe que o acordo é certo. Mesmo que ele insista em atacar o nó da questão, alegando que, se não sair acordo aí, não adianta discutir o resto. Adianta, sim: conquistar pontos de consenso cria um clima favorável e fortifica o relacionamento. E - fundamental - faz com que ele invista tempo e energia, tornando menos atraente a perspectiva de "melar" a negociação.
5. Não se impressione com jogadas emocionais.. A melhor resposta à atitude de irritação ou ameaça é ouvir impassivelmente e depois fazer uma crítica polida, mostrando que esse comportamento não leva a uma solução satisfatória para nenhum dos dois lados. A seguir, convide-o à construção em conjunto de novos termos para uma saída.
6. Faça recapitulações dos progressos realizados.. Nos momentos de impasse ou emperramento, promova um recesso e retrospecto dos pontos já acertados, mostrando que a negociação está progredindo e estreitando o bom relacionamento.
E lembre-se: na era da satisfação das expectativas do cliente, a negociação ganha-ganha, com bons resultados para os dois lados, é a chave de um relacionamento profissional duradouro. E a síntese deste roteiro de seis passos.
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