DICAS DE ETIQUETA EM EMAILS PARA CORRETORES DE IMÓVEIS

Falar demais, falar muito alto, gargalhadas fora de contexto e piadinhas impertinentes. Se isto ocorre no seu salão de vendas, cuide-se: pode ocorrer também na internet e nos emails trocados internamente na imobiliária. O que vale na sua comunicação dentro da imobiliária é o bom senso, onde se respeita o espaço individual dos demais, as diferentes opiniões e o ambiente profissional.
Tudo isto para preservar a boa convivência entre os corretores de imóveis que, naturalmente, já estão em um espaço competitivo. Logo, evitar os excessos e manter a cordialidade, parceria e amizade é vital, mas isto só se consegue através de auto-avaliação e respeito mútuo (que deve ser pró ativo, sem esperar que outro o seja primeiro).
Por isto separamos aqui algumas regras para você ser um corretor nota 10 quando se comunica com gestores, clientes, colegas corretores, secretárias, jurídico, etc. As dicas são para emails, mas podem ser levadas para redes sociais profissionais, como o Linkedin. E estas podem, e devem, ter um paralelo traçado no mundo offline do aperto de mão, abraço e olho no olho.

Emails internos na imobiliária ou construtora

Uma coisa que acontece muito no mundo profissional: emails enviados para toda a empresa que viram debates sem fim e que mexe com o clima interno. Além de desnecessário, você pode estar abalando toda a estrutura humana da imobiliária com um simples email reclamando dos copinhos sujos ao lado da máquina de café, por exemplo.
  • Se é de interesse informar a todos da sua equipe sobre algo, adicione os emails em cópia oculta para que todos recebam, mas que não possam “responder para todos”. Assim o email não vira um debate que faz todos perderem tempo.
  • Se o objetivo é discutir um tema por email adicione somente pessoas que poderão agregar algo àquele assunto. Caso necessite de um grande grupo, marque uma reunião e reúna esta equipe em uma sala para discutirem isto em 30 minutos ou 1 hora. É melhor que todos perderem tempo redigindo ideias mirabolantes que foram invalidadas na segunda linha.
  • Não copie seu gerente, diretores ou coordenadores em todos os emails, eles recebem muitos por dia e se o assunto pudesse ser resolvido por você, o seu email será meramente um estorvo no dia, uma preocupação a mais e, certamente, contará pontos negativos na sua avaliação.
  • Não envie emails que não sejam de interesse real de quem o receberia. Nisto está incluso, principalmente, correntes religiosas ou políticas, piadas ofensivas, fotos obscenas, etc. Pode parecer “legal” passar adiante, mas você vai tirar o foco da outra pessoa com assuntos não relacionados ao ambiente profissional.
  • Os bons e velhos “muito obrigado”, “por favor”, “desculpe”, “bom dia”, “olá”, “abraços”, “conte comigo” e “atenciosamente” fazem toda a diferença. Seja sempre cordial e parceiro de seus colegas.

Emails para clientes, leads ou prospects

Pecar na comunicação com o seu cliente ou possível cliente é péssimo. Uma vez que você perde a confiança dele a recuperação é complicada ou, dependendo do erro, irreversível.
  • Nunca envie um email escrito completamente ou abuse do uso de caixa alta. Além de visualmente terrível, É DESCONFORTÁVEL LER ALGO ASSIM. ONDE VOCÊ NEM PERCEBE ONDE COMEÇA OU TERMINA A FRASE. Em resumo, não o faça jamais!
  • O campo “assunto” precisa ser claro e objetivo para que o seu conteúdo seja identificável. Sempre seja coerente entre o assunto e o conteúdo do email.
  • Cordialidade aqui é ouro, mas não abuse e nem tente forçar a barra com “minha querida”, “meu amigo”, etc.
  • Se necessita destacar uma informação o faça após escrever o email por inteiro. Assim vai visualizar o email e ponderar no uso de negrito, itálico ou cores diferentes.
  • Não faça do seu email um carnaval de cores, se a fonte está em preto, use um tom de azul, verde, vermelho que seja um tom pouco mais escuro que a cor pura. Assim evita um destaque exagerado com cores vibrantes demais.
  • Como corretor de imóveis, você precisa informar seu CRECI na sua assinatura de email. Se não possui CRECI, corra para uma escola de TTI, pois exercer a profissão clandestinamente é crime.
Fonte: MestreImobi
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››